Pesquisar este blog

sábado, 24 de fevereiro de 2018

O que é a Sociedade de São Vicente de Paulo?


Fundada em 1833, por um grupo de jovens laicos, la Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização católica laica de voluntários, homens e mulheres, dedicada a oferecer uma ajuda pessoal a todos aqueles com necessidades.
A base do nosso trabalho é a interação direta e individual com aqueles que estão com necessidades, bem como as suas famílias, independentemente das suas origens ou das suas crenças. Nós visitamo-los no seu próprio ambiente; quer seja em casa, num lar, no hospital, nos seus abrigos, na rua ou na prisão.

O que é uma conferência?

A unidade de base da organização consiste num grupo de cerca de quinze membros pertencendo a uma «Conferência de São Vicente de Paulo». Eles encontram-se frequentemente, uma ou duas vezes por semana, para organizar e discutir o seu trabalho junto dos pobres da sua comunidade local. Geralmente, as Conferências estão ligadas a paróquias católicas. Partilham, no seio de cada Conferência, uma vida espiritual rica.


Em todo o mundo, há cerca de 51 000 Conferências com mais de 700 000 membros. Elas são apoiadas, por exemplo, nas suas obras sociais dedicadas às crianças e aos idosos, nos centros de saúde e nas escolas, por mais de 1 500 000 voluntários nos 140 países (148 conselho) onde a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente.

O que é o Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo?

O Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo é a mais alta instância da Sociedade ao nível internacional. Os seus escritórios estão situados em Paris, desde a sua fundação em 1833.A sua missão consiste principalmente em apoiar o trabalho das Conferências no mundo inteiro como, por exemplo, nas suas capacidades pecuniárias, apoiando financeiramente as suas obras sociais importantes. O Conselho Geral é a ligação entre os países pobres e os países ricos onde a Sociedade está presente, a fim de encorajar a transferência de tecnologia bem como o apoio financeiro, controlando precisamente a utilização destes fundos. O Conselho Geral, como organismo administrativo mais elevado da Sociedade de São Vicente de Paulo, é responsável pela agregação de novas Conferências de todo o mundo. Os seus dirigentes são voluntários que são apoiados por uma pequena equipa de assalariados (10 pessoas)

A Sociedade de São Vicente de Paulo nas Nações Unidas

Em Março de 2012, a Sociedade foi admitida como Organização Não Governamental na ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas). Este estatuto consultivo permite a ONGs como a nossa, não só o acesso ao ECOSOC, mas também a um bom número dos seus órgãos subsidiários, aos diversos mecanismos dos direitos do Homem das Nações Unidas, e dá-nos a possibilidade de assistir às conferências internacionais organizadas pelas Nações Unidas, tais como aquelas sobre temas como desenvolvimento econômico e social, as questões de genero, o desenvolvimento durável.

ssvpglobal

Nenhum comentário:

Postar um comentário